Segunda, 01 de Setembro de 2025
O mês de setembro, em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), inicia com uma feira online que oferece 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD). Empresas como Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz do Brasil, Stone, SulAmérica e Vivo participam do evento virtual.
A feira Inclui PcD oferece oportunidades de emprego e disponibiliza uma série de palestras e painéis sobre diversidade e inclusão, nos dias 2 e 3 de setembro. O uso da plataforma é gratuito, bastando se inscrever no site.
A Egalite, empresa especializada em inclusão de PCDs no mercado de trabalho, organiza a iniciativa de aproximar empresas e pessoas com deficiência interessadas em vagas.
As vagas abrangem diversas áreas e regiões, com diferentes níveis e cargos. Ao se inscrever no site, os candidatos podem se cadastrar nas seguintes categorias:
O Brasil tem cerca de 14,4 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 7,3% da população do país com 2 anos ou mais de idade.
O censo também mostrou que 2,4 milhões de pessoas declararam ter recebido diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). O número corresponde a 1,2% da população brasileira.
A Lei 8.213/91 reserva vagas para PCDs em empresas com pelo menos 100 funcionários.
Outra pesquisa do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 2022, apontou que o nível de ocupação – percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – foi de 26,6% para as pessoas com deficiência, um patamar bem abaixo do das pessoas sem deficiência (60,7%).
O levantamento revelou também que, das pessoas com deficiência que trabalhavam, 55% estavam na informalidade, ou seja, sem direitos trabalhistas. Entre as pessoas sem deficiência, o percentual era de 38,7%.
Em sua sexta edição anual, a Inclui PcD espera contribuir para diminuir essas desvantagens de PCDs no mercado de trabalho expostas pelas pesquisas. Nas cinco feiras anteriores, foram oferecidas 35 mil vagas de emprego.
Guilherme Braga, diretor executivo da Egalite, disse à Agência Brasil que a inclusão de PCDs nos quadros traz benefícios para as empresas.
“Tem uma questão muito forte de inovação quando a gente fala de uma equipe mais diversa, porque tem diferentes pontos de vista”, afirmou.
“Ter uma força de trabalho que reflete melhor a sociedade vai fazer com que essa empresa pense em como solucionar os problemas, como atender os seus clientes de uma forma mais criativa, mais inovadora e atendendo a maiores públicos”, completou o diretor.